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Id:436 - (711)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Associação Brasileira de Educação Médica*.
Título:IV Conferência de Faculdades Latino-Americanas de Medicina^ipt IV Conference of Latin American Faculties of Medicine-
Fonte:Rio de Janeiro; Associação Brasileira de Educação Médica; 1964. 216 p. .
Resumo:Este documento trata da IV Conferência de Faculdades Latino-Americanas de Medicina, realizado de 16 a 23 de agosto de 1964 em Poços de Caldas (Minas Gerais, Brasil). Desde alguns anos, vem se sentido uma necessidade, por parte dos Os responsáveis pelo ensino médico, de novos métodos pedagógicos em consonância com os crescentes progressos da tecnologia no campo da medicina e da investigação científica. Há uma marcha vertiginosa de aquisições técnicas, andando ao lado de fatores de ordem sociológica e econômica, que tem acarretado para as instituições universitárias condições novas, já que as mesmas vão sendo, em ritmo crescente, convocadas para uma participação integral na vida das próprias nações. Se infere então, que se torna indispensável um freqüente intercâmbio de opiniões e pontos de vista de professores e técnicos com o objetivo de se aperfeiçoarem os sistemas de ensino das Faculdades de Medicina, cujas tarefas de formação de profissionais cada vez mais crescem. Para atender ao imperativo político-cultural desta fase de transformação econômico-social em pleno desenvolvimento na América Latina, o ensino da medicina efetiva-se em novas diretrizes, a fim de permitir uma extensão adequada às necessidades de cada país, no tocante à ampliação qualitativa de sua área de aplicação, mas sem negligenciar sua finalidade qualitativa, no sentido da preparação técnica de valores profissionais condizentes com o progresso científico. Em vista do interesse comum, uma idéia se impôs como fundamental: a coordenação de recursos, com base na experiência docente de mestres e instituições, mediante congressos e conferências dos órgãos destinados ao ensino médico. Desta forma, conferências como esta são a comprovação concreta destes objetivos, além de constituírem marcos fraternais de solidariedade universitária. Este documento é composto por uma lista em que consta toda a comissão de organização do evento, os participantes, o programa da conferência, seu regulamento, e todos os eventos ocorridos, descritos na publicação, inclusive um relatório sobre a conferência. Possui também fotos de cerimônias durante o evento, e de seus principais participantes^ipt.
Descritores:Conferências de Saúde
Educação Médica
Educação Médica Continuada
América Latina
 América do Sul
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - B01 - 019

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Id:285 - (464)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Santos, Roberto Figueira
Título:O ensino médico na reforma da universidade brasileira^ipt ..-
Fonte:s.l; s.n; s.d. 16 p. .
Conferência:Apresentado em: Colóquio Internacional de Estudos Luso-Brasileiros, 6, Boston, set. 1966.
Resumo:Discurso de Roberto Figueira Santos, então professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia e Membro do Conselho Federal de Educação, no VI Colóquio Internacional de Estudos Luso-Brasileiros-Boston e New York, em setembro de 1966, sobre o ensino médico na reforma da universidade brasileira^ipt.
Descritores:Educação Médica
Escolas Médicas
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Educação Médica Continuada
Desenvolvimento de Pessoal
Formação de Recursos Humanos
Localização:OHS/ORH - D-02 - 623

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Id:44 - (223)
Autor:Organización Panamericana de la Salud.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Desarrollo de recursos humanos para la salud^ies.
Fonte:In: Organización Panamericana de la Salud.Reunión Especial de Ministros de Salud de las Américas^ies. Washington, Organización Panamericana de la Salud, sept. 1969. p.295-306.
Conferência:Apresentado em: Reunión Especial de Ministros de Salud de las Américas, Buenos Aires, 14-18 oct.1968.
Resumo:Resume os eventos e respectivos documentos em que se definiu a política de formação de recursos humanos nas Américas, desde a Carta de Punta del Este (1961), destacando a incorporação de estudos sobre recursos humanos no planejamento do setor saúde e deste no planejamento geral de desenvolvimento dos países. Enuncia os campos de investigação a serem cobertos nas pesquisas sobre recursos humanos em saúde; acusa a precariedade dos levantamentos existentes; e informa sobre o apoio da OPAS a estudos com princípios conceituais e metodológicos por ela recomendados. Afirma que o crescimento do número de escolas de medicina, enfermagem, auxiliares de enfermaria e dentistas na América Latina ainda é insatisfatório em relação ao número de habitantes, distribui-se desigualmente e apresenta problemas de formação e desempenho. Apresenta as ações da OPAS e de países da região voltadas para a solução de tais problemas e realizadas com base nas seguintes recomendações: estreita colaboração entre os ministérios da saúde e o setor universitário; incorporação da medicina social e preventiva ao ensino; criação de programas de pós-graduação e educação continuada; investimentos na formação de pessoal docente; criação das faculdades de ciências da saúde, unidades integradas de formação de pessoal de saúde de diversas profissões e níveis; implantação de novos modelos administrativos de atenção à saúde; aumento da formação de pessoal auxiliar e desenvolvimento de novos tipos de pessoal; incremento da utilização dos serviços de saúde pelo ensino e pesquisa. O anexo "Programa de libros de texto para estudiantes de medicina" informa sobre critérios de seleção e distribuição de obras a estudantes de medicina da América Latina(AU)^ipt.
Descritores:EDUCACAO EM SAUDE/rec hum
EDUCACAO DE POS-GRADUAÇÃO
EDUCACAO MEDICA CONTINUADA
PESQUISA/rec hum
INTEGRACAO DOCENTE-ASSISTENCIAL
PESSOAL TECNICO DE SAUDE/educ
AMERICAS
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/English/OD/47602.pdf
Localização:OHS/ORH - F-01- 009



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